sexta-feira, 27 de abril de 2012

Listras!

Na decoração o detalhe sempre faz a diferença e quem se consagrou neste papel foram as listras! Eternizadas no mundo da moda pela estilista Coco Chanel, dentro de casa elas também têm o seu glamour.

Como toda estampa versátil, podem ser usadas em qualquer ambiente e combinam com tudo. Não se limite a usá-las apenas nas paredes, elas estão por todos os lados... Tetos, pisos, móveis, objetos ou apenas em detalhes.

Verticais, horizontais, diagonais, podem ser usadas da mesma largura e espaçamento, ou não. Os tons suaves e neutros são mais discretos e remetem ao clássico. O tom sobre tom, também. Já as coloridas dão um ar de modernidade deixando qualquer cantinho mais descontraído e alegre.

A variedade das cores também são bem vindas, não necessariamente você precisa escolher apenas uma. O ideal é que elas se combinem entre si.

As listras podem ser feitas usando papel de parede ou tecido listrado, adesivos ou até mesmo pintura. Outra ideia legal é usar painéis de compensado na largura que preferir, pintados ou revestidos de uma cor diferente da parede onde forem colocados, dando um espaçamento entre eles.





Com o ladrilho hidráulico e a madeira de demolição também conseguimos criar uma parede listrada.



Assim como na moda, o sentido das listras favorece em algum aspecto. As verticais aumentam o pé direito deixando o ambiente mais imponente, mas tome cuidado ao usá-las, tendem a deixar o ambiente mais estreito, quanto mais finas as listras, maior a impressão.




As horizontais fazem o efeito contrário, o ambiente fica mais baixo, porém mais largo. Quando usadas em tons da mesma cor e com espessuras amplas ajudam a dar ainda mais esse efeito.









As diagonais dão uma sensação de movimento, mas não exagere!



Para um ambiente mais moderno use e abuse da assimetria e do contraste, use listras com larguras variadas e misture as cores fortes com as cores fracas.


Para disfarçar uma pilastra ou uma coluna que está atrapalhando a decoração, use as listras verticais que vão ajudar a disfarçar o volume.


As prateleiras também fazem o mesmo efeito que as listras. Outra dica é fazer as listras na espessura da prateleira e colocá-las em cima das listras, não precisa ser em toda a extremidade.


O tapete listrado pode ser um ótimo aliado. Os com listras horizontais aumentam a sensação de amplitude, uma boa solução para quem tem uma sala pequena, apertada.


Nos pequenos detalhes você pode abusar sem medo. Se tiver inseguro use em vasos, almofadas, lençóis, toalhas, luminárias entre outros objetos de decoração.





No caso das almofadas, elas dão “vida” ao sofá liso. Para fazer o contraste faça uma composição das listradas com as lisas. No sofá listrado use apenas almofadas lisas, podem ser de cores variadas.



Usadas nos móveis dão um ar super descontraído, mas se a parede também for listrada, esqueça! Neste caso, prefira os móveis de cor única, vão ganhar ainda mais destaque.



Por ser um elemento decorativo, a parede listrada não precisa de mais nada, agora se não consegue tirar da cabeça a ideia fixa de pendurar um quadro, prefira algo monocromático.


Dar continuidade nas listras cria um efeito legal, pode ser do teto para a parede ou do piso para a parede.



E para dar um visual mais elegante ao ambiente, a combinação de preto e branco nunca falha.




E não esqueça! Evite usar listras perto de listras, tem grandes chances de você não gostar do resultado e pode deixar o ambiente pesado e cansativo.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Colando Tudo!


Já faz um tempinho que eles fazem parte da decoração. De forma descontraída inovam as paredes dando personalidade ao ambiente. Feitos de vinil autoadesivo são práticos e resistentes. Têm uma variedade enorme de tamanhos, desenhos e cores.

É uma boa opção para quem quer mudar o visual de um ambiente ou preencher o cantinho que estava em branco. A sua maior vantagem é o custo benefício, pois podemos abrir mão da pintura evitando gastos maiores e sujeira. Também podemos substituir pelo adesivo o papel de parede e o tecido que necessitam de mão de obra especializada para a colocação e são muito mais caros.

Não tenha medo na hora de aplicar, você mesmo pode fazer! Só os adesivos maiores precisam de um profissional para aplicação. Aqui vai a dica: Cole sempre sobre uma superfície lisa, bem limpa e seca, de preferência sobre tinta acrílica brilhante ou semi-brilhante pintada a pelo menos 1 semana, tenha em mãos um cartão de crédito para ajudar a fixar o adesivo na parede e caso ainda fique com alguma bolha, fure com uma agulha bem fininha e pressione com os dedos para drenar o ar.

Sua manutenção é super fácil, tudo o que você precisa é de um pano úmido, mas passe com cuidado para não soltá-lo. Para que dure mais, procure não colocar o adesivo em uma superfície exposta ao sol e nunca use álcool.

Além das paredes ele pode ser aplicado em vidro, madeira, fórmica, piso, metal, geladeira, porcelana, plástico, etc, desde que a superfície esteja lisa e seca.

A hora da escolha é muito importante, pois os adesivos personificam os moradores. Opte então pelos temáticos quando forem colocados em áreas íntimas, como quartos e banheiros de apenas uma ou duas pessoas de personalidades bem parecidas, e pelos geométricos, mais sérios, abstratos e neutros para áreas sociais como sala, lavabo e cozinha.

Lembre-se que eles nunca combinam com ambientes elegantes por serem despojados, mas a proposta é bem interessante, moderna e está sendo usada cada vez mais por designers, arquitetos e decoradores.

São ousados e irreverentes, portanto, não tenha medo de arriscar nas cores e brincadeiras, até porque, nada impede que você enjoe com o passar do tempo e resolva mudar, neste caso, para retirá-lo sem danificar o reboco e a pintura a dica é usar um secador de cabelo para amolecer a cola e puxar com cuidado. Infelizmente o procedimento deforma o vinil que, uma vez retirado, não pode ser reaproveitado.



Além de transformar, os adesivos também complementam a decoração. No exemplo abaixo todas as paredes e móveis estão na cor branca, o adesivo fez toda a diferença!



Na maioria das vezes a cozinha é o lugar mais frequentado da casa e adorado por todos. Bater um papo na cozinha é uma delícia e encher este ambiente de alegria vale a pena! Além das paredes podemos brincar com os adesivos nas portas dos armários, não precisa ser em todas, na lateral da bancada e até mesmo valorizar um ponto focal, fazer com que um cantinho seja o primeiro a ser percebido.






As geladeiras e eletrodomésticos também não ficam de fora dando a eles um estilo único.



Nos banheiros com chuveiro o ideal é usar adesivos menores, pois a umidade faz com que ele se danifique mais rápido, mas existem ótimas opções no mercado para dar aquele toque. Se não quiser abrir mão dos adesivos maiores, prefira usá-los nos lavabos.


Aproveitando a idéia da foto acima onde o adesivo foi colocado na janela podemos usá-lo também apenas criando um detalhe descontraído.


Existem adesivos para azulejos e até opções imitando ladrilhos hidráulicos que podem ser colados por cima do azulejo existente. Quem mora de aluguel e não aguenta mais aquele revestimento horrível e não quer gastar dinheiro, é um bom custo benefício!



Os modelos que imitam objetos surpreendem pela criatividade, alguns imitam em harmonia com o tamanho real. Eles simulam perfeitamente uma peça decorativa. Tem gaiola pendurada, relógio de parede, luminária, cadeira, utensílios domésticos, moldura de espelho e por aí vai...




 






As placas sinalizadoras que geralmente ficam nas portas dos banheiros e copas podem ser substituídas pelo adesivo. E os quadros negros também, você escreve e apaga quantas vezes quiser!



 

Os adesivos de frases e palavras são super bacanas, você pode colocar a sua frase preferida no seu quarto, como inspiração no seu escritório, no hall com uma mensagem de boas vindas... É possível espalhar pela casa inteira e até formar desenhos com as palavras!







No quarto do bebê podemos fazer uma decoração temáticas, tem uma infinidade de opções fofíssimas, ursinhos, passarinhos, árvores, florzinhas, corujas... O de fita métrica dá para ir acompanhando o crescimento da criança.









No quarto do casal podemos criar cabeceiras para a cama, se ficar com medo de enjoar dos adesivos e quiser algo menor, os que enfeitam as tomadas são super originais. Um dos meus prediletos são os cabideiros, podemos colocar uns ganchinhos e pendurar as roupas, ocupam menos espaços e ficam lindos e o quarto muito mais organizado! 






Uma novidade é o tecido adesivo para decoração. Da marca Flok esta cabeceira foi feita com este adesivo que imita o capitonês, uma opção mais barata.


Na sala o que está fazendo o maior sucesso são os adesivos com paisagens, pode ser um skyline ou qualquer objeto que vimos nas ruas, como os postes com os fios. Dá para colocar até os passarinhos!





Algumas empresas oferecem o serviço dos adesivos personalizados fabricados através de uma foto, para quem gosta, mais personalizado, impossível!!!



Você pode encontrar os adesivos nas grandes lojas de decoração, mas a opção mais fácil e muitas vezes a mais econômica é a compra pela internet, os sites têm todas as informações, e entregam pelo correio em todo o Brasil.