sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Paredes abaixo!


Espaços amplos, circulação livre, boa iluminação e ventilação são apenas alguns dos itens que valorizamos numa casa ou apartamento. Hoje em dia com os apartamentos cada vez menores, o que der para derrubar de parede já é lucro, mas isso resolve tudo? Quase...

É preciso ter muita atenção na distribuição dos móveis e de alguma forma redistribuir o ambiente da área que ficou maior, mas como?

Uma ótima solução são as divisórias, com a variedade de opções existentes no mercado, além de serem um elemento decorativo, valorizam a casa, e dependendo de como forem usadas fazem com que os espaços não fiquem totalmente isolados.

Feita com ripas de madeira a divisória deixa o ambiente mais aconchegante, perfeito para quem quer dividir e integrar sem perder a iluminação.


O painel de venezianas tem mais um ponto a favor, ao mesmo tempo em que integra um ambiente com o outro, basta fechá-lo para se ter mais privacidade.


Um mesmo espaço pode ter duas funções. Para esta opção o uso da porta de correr que pode ser vazada ou não é uma ótima ideia. Nos exemplos abaixo, a sala de TV pode ser integrada a sala de estar, basta deixar a porta aberta ou fechada.



Dependendo do ambiente, o painel fixo divide sem ocupar espaço. Para não deixar o ambiente muito pesado, se o vão onde entrará a divisória for muito largo, vários painéis com um espaço entre eles é melhor do que uma peça única.


Além de útil e prática a estante vazada divide dois ambientes aliada com a organização. Aqui o aproveitamento do espaço é total!





Não quer usar madeira? Podemos fazer a estante com outro material. Os círculos de papelão são ecologicamente corretos e o resultado é fantástico.


E por falar em diversidade de materiais os tubos de PVC não ficam pra trás. Sabemos que o ideal de um banheiro é não deixar o vaso na frente da porta, mas quando não temos como fugir disso, a divisória é um “truque” perfeito.


O ferro apesar de ser rústico pode deixar o ambiente super sofisticado.



E as cordas... sim, elas também servem!!!


O hall de entrada geralmente é um espaço pequeno. Para não deixá-lo menor ainda escolha uma divisória vazada.





Suas formas geométricas são uma verdadeira obra de arte...






O vidro também pode ser utilizado, mas eu não aconselho, acho muito perigoso. Por ser transparente a probabilidade de uma pessoa não vê-lo é enorme. Adesivá-lo pode diminuir este risco, mas não esqueça, vidro quebra!!!


Mas se você não quer abrir mão da transparência de jeito nenhum, substitua pelo acrílico.


E para finalizar, podemos criar uma “cortina” para fazer esta divisão. No ambiente abaixo, feito pela AMR Arquitetura, quando começamos a derrubar as paredes apareceu uma coluna que não estava nos nossos planos. Já que esta passagem não poderia ser utilizada usamos placas de acrílico para fazer o fechamento.


Nunca se esqueça, o detalhe sempre faz a diferença!!

2 comentários:

  1. Olá,
    Me passa seu contato

    Obrigada
    Karina
    Kamonteza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Por favor me envia o contato de vcs!!
    maniragsoufia@hotmail.com

    ResponderExcluir