quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Seja bem vindo!

Dizem que a primeira impressão é a que fica, será? Bom, melhor não arriscar, né?!

Na maioria das vezes, quando estamos pensando em reformar a nossa casa, uma das últimas coisas que pensamos é na porta de entrada! Isso, quando pensamos, mas não é bem assim, ela tem o seu valor!

Não estou falando daquela portinha convencional com 80 cm de largura por 2,10m de altura, mas sim, DA PORTA!!!


Ela deve ser diferente das demais e se tiver como aumentar o vão da sua porta de entrada, perfeito! Uma porta grande e imponente vai ser muito bem vinda.



Não necessariamente ela precisa ser de madeira, opção é o que não falta. Pode ser de vidro, de ferro, de aço inox...




Tem até porta revestida com piso de madeira!


E que tal uma porta colorida?! Gostou da ideia? É só pintá-la com laca. Dizem por aí que a vermelha dá sorte...






Mas a mistura dos materiais também é uma opção. As de vidro com madeira já caiu no gosto de muita gente, mas tome cuidado para não deixar a sua casa muito devassada.








Uma ideia que achei legal, mas que colocaria na porta da entrada de serviço que geralmente dá para a cozinha é pintar a parte interna, que fica para dentro de casa, com uma tinta para lousa. Aproveite e faça dela o seu quadro de recado. Anote os telefones importantes, as melhores receitas, e por aí vai...



As portas lisas são as mais comuns, para dar um diferencial você pode optar por um modelo com bits (frisos) ou relevos. Existem alguns modelos no mercado, mas se ainda não for o que estava pensando, mande fazer uma.




Dá para agradar a todos os gostos, até mesmo o meio ambiente. O escritório de arquitetura Johnsen Schmaling Architects criou uma porta reaproveitando as garrafas vazias. Foram usadas 1.590 garrafas.


Outra porta fora do comum é a chamada porta-cortina. Essa foi projetada pelo escritório de arquitetura Matharoo Associates. Fechada é uma porta grande, comum, mas ao abri-la entendemos o porquê do nome.



Elas podem ser de correr, articuladas, de abrir, mas as que estão em alta agora, são as portas pivotantes. Elas possuem um sistema de abertura e fechamento em torno de um pivô e dispensam as dobradiças. Esse é o melhor sistema para as maiores e mais pesadas. As ferragens ficam escondidas e você ainda ganha espaço, já que parte da folha é projetada para fora.

- Porta de correr:


- Porta articulada:


- Porta de abrir:


- Porta pivotante:






Com esse sistema dá até para criar um quebra-cabeça com a sua porta.



Usando uma fechadura especial, tipo rolete, podemos colocar um belo puxador no lugar da maçaneta. Prefira os maiores, eles deixam a porta ainda mais bonita. Pode ser colocado na vertical ou até mesmo na horizontal.





Se for optar por mandar fazer a porta, o puxador pode ser embutido na própria marcenaria.



E quanto à altura da porta, não são todos os casos que conseguimos aumentar, mas se este não for o seu caso, você tem até a altura do pé direito para decidir qual será a sua, desde que fique proporcional a sua largura!



Para sua segurança, não se esqueça de trancar a porta! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário