sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Espelho, espelho meu...

Ele geralmente é um dos últimos objetos decorativos a entrar em um ambiente, mas muitas vezes fazem o papel principal!
De diferentes tamanhos, formas e cores, podem ampliar espaços, multiplicar a luminosidade e até mesmo valorizar móveis e objetos.
É preciso ter alguns cuidados no seu posicionamento. Não podemos deixar de levar em conta o que vai ser refletido, não fica nem um pouco legal, espelhar a imagem de um banheiro ou da janela do vizinho, por exemplo.
Nem sempre você precisa de um espelho grande para decorar a parede. Espelhos que são divididos dão um toque todo especial e é uma forma eficaz para decorar a casa dando um ar de modernidade. Para quem é adepto dos clássicos, combinar redondos, quadrados e retangulares, com diferentes tipos de molduras e tonalidades, também pode ser uma solução.
A combinação com quadros é válida desde que as peças estejam em harmonia e equilíbrio. Antes de fixar na parede é sempre bom fazer uma simulação da disposição dos espelhos que pode ser em paralelo, simétricos ou desalinhados.
Colocar um espelho grande em frente a porta de entrada, dá a sensação para quem entra, de amplitude à sala, mas para quem gosta de feng shui, o ideal é colocar o espelho na parede lateral à porta de entrada, nunca frontal.
No quarto, o espelho acima da cabeceira da cama dá a impressão de uma profundidade maior. Revestir as portas de abrir do guarda-roupa pode ser uma medida certeira.
Na sala de jantar, muitas vezes o posicionamento pode duplicar o tamanho da mesa, mas se não for esta a idéia, podemos usá-lo de uma forma que gere uma integração entre os móveis e a imagem refletida no espelho. Quando a mesa de jantar fica um pouco apertada no ambiente, experimente encostar a menor lateral da mesa na parede espelhada, eu adoro!
Sem um espelho, o banheiro nunca estará completo, ele é tão necessário como um chuveiro ou um vaso sanitário, algumas tarefas são impossíveis sem ele, como se maquiar, pentear os cabelos, etc.
Pois é, os espelhos podem funcionar muito bem em qualquer projeto, mas eles nem sempre têm que ser fixados à parede. Apoiados no piso ou até mesmo na prateleira, também fica legal.
Não precisamos nos limitar a usá-los nas paredes, os móveis de espelho são uma opção para dar um toque de sobriedade e sofisticação, muito comuns nos antigos móveis art deco. O ideal é usar apenas um móvel nesse estilo, é uma tendência na decoração e causam impacto. Conjugue-o com outro estilo de móvel.
E fica a dica, reflexos em excesso se tornam desconfortáveis no dia a dia.


Nem sempre os espelhos são lisos, outro modelo muito usado é o bisotado, onde as bordas são trabalhadas e chanfradas em angulação, como o da esquerda. Na direita, temos um espelho veneziano que é super clássico, romântico e imponente com delicadeza.




Todos os modelos de espelhos são indicados, podem ser no formato que você quiser. Uma grande tendência no momento são os com estilos inusitados. Dependendo do espelho você consegue criar um ponto focal em uma grande parede, como o da 1ª foto.


Com o espelho de canto, temos a ilusão de que o ambiente é maior, outro charme do espelho é sua molduras, em diferentes cores. Podemos também colocar um espelho no mesmo estilo do móvel, como na foto da direita.


Espelho sobre espelho também pode. Primeiro, um espelho bisotado na largura da bancada e depois, o espelho com moldura clássica pintada de dourado, fica romântico com um ar retrô, sem deixar de ser moderno.



A inovação aqui é o modelo na vertical. Placas dispostas no sentido vertical dão a aparência de aumento do pé direito. Podemos também revestir a frente do móvel para conseguir este efeito, como o da primeira foto.



O normal seria apenas um espelho sob o móvel. Aqui, ele vai de cima a baixo e fica apoiado no chão.





Reta, grossa, fina, antiga, dourada, em madeira de demolição, o que não falta é variedade para a moldura do espelho apoiado no piso. Na 1ª foto, a moldura grossa deixou o espelho imponente no banheiro. Já na segunda foto, o espelho com a moldura dourada do século XVI, ganhou destaque na sala, fazendo o contraste com a decoração moderna. Na 3ª foto, um ótimo exemplo de como valorizar móveis e objetos, se o espelho não tivesse fazendo o seu papel, a poltrona e os objetos estariam dando a impressão de "perdidos" no ambiente. A última foto, é um projeto  nosso, onde foi feito um espelho sob medida, com madeira de demolição, uma opção que ficou econômica, preencheu um espaço que estava perdido e integrou todos os ambientes da sala de estar, já que reflete todo o espaço, incluindo o verde da planta, dando amplitude e deixando o ambiente mais bucólico.



Nem só no piso podemos apoiar o espelho, em cima de um móvel também fica legal. Pode ser um aparador, uma lareira ou qualquer outro local de apoio, como uma prateleira, ela não precisa ser muito profunda, apenas com 10cm já conseguimos o efeito desejado. Os adesivos também não ficam de fora, já pensou em colá-los no espelho?




Em uma grande parede podemos usar usar um grande espelho. Em vez de apenas um espelhão, a repetição dos espelhos foi a idéia usada para decorar as paredes. Com tamanhos iguais ou diferentes, ao agrupá-los criamos uma exibição maravilhosa e ainda conseguimos deixar o ambiente moderno ou romântico, isto depende do modelo que for escolhido.




Na 1ª foto, os espelhos de feira em diferentes tamanhos, criou um lindo mosaico na parede, uma idéia criativa e econômica, precisamos apenas, ficar atentos em relação ao local escolhido, em um banheiro o ideal teria sido usar espelhos um pouco maiores, o suficiente para a pessoa conseguir se olhar no espelho sem ser cortada. Para quem coleciona espelhos, neste lavabo eles variam de tamanhos e as molduras douradas quebram a monotonia das paredes todas brancas.




O conjunto de espelhos de vidros modulados colados na parede dá versatilidade. Na última foto, ao invés de colados na parede inteira, foram usados quadrados deixando a cor da parede à mostra.



O espelho no pé direito alto desta sala de estar deu a impressão de amplitude nesta sala. O reflexo da iluminação no espelho nos dá a impressão de uma continuidade no ambiente.





Revestindo uma parede inteira do banheiro, o espelho reflete a cor escolhida para pintar o ambiente, alegrando-o e deixando-o amplo. Na última foto foi feito uma elevação no piso do ambinete ao lado para abrigar a sala de jantar e o recorte feito na parede espelhada faz com que a sala de jantar pareça uma vitrine.




A mesa encostada na parede de espelho é uma ótima solução para pequenos ambientes. O espelho dá uma continuidade na mesa. Podemos também, colocar o espelho no fundo de nichos e prateleiras, com isso, conseguimos deixar o ambiente muito mais amplo.



A iluminação também pode ser usadas atrás do espelho do banheiro, deixando o ambiente mais aconchegante. Na foto da esquerda, além da iluminação, a faixa de espelho na parede lateral, deu uma continuidade ao espelho.




O móvel espelhado é lindo e chic, sempre chamam atenção em qualquer ambiente. Moderno ou antigo é um ótimo elemento decorativo para ser mesclado com o estilo do ambiente. Sem exageros, ele combina com tudo. Caso tenha um móvel de linhas retas, você pode revesti-lo com espelho, dando um ar retrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário