sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Para lavar as mãos!


No dicionário, lavabo é um depósito de água (por exemplo, uma pia) para lavar as mãos.

Se engana quem pensa que não tem como fazer esse cantinho chamar atençāo na casa. Podemos também fazer dele uma extensão da sala, é só acompanhar o estilo.

Geralmente, é o menor ambiente da residência, tendo em média de 2 a 5 m2, mas fica difícil decidir o que usar com a quantidade de opções que existem no mercado, desde o material da cuba até o material da bancada, cubas livres ou integradas, sobre bancadas ou em gabinetes. As de apoio (sobre bancadas) são as mais usadas, o que permite também soltar a imaginação na bancada. Já pensou em apoiar a cuba sobre um móvel antigo ou até mesmo sobre uma bicicleta?!

O acabamento reto está em alta, sendo que as formas mais atuais são as quadradas e retangulares. Outra tendência é a válvula (ralo) oculta, mas cuidado: elas entopem facilmente e seu acesso para a manutenção é um pouco difícil. A profundidade da cuba também merece uma certa atenção, se forem muito rasas podem espirrar água para todos os lados.

Em relação à altura da cuba (distância da cuba ao chão), recomenda-se colocar a cuba embutida de 85 a 90 cm. Já os modelos de apoio costumam ter 15cm de altura. Por esta razão, temos que colocar a bancada um pouco mais baixa, a cerca de 70 cm do piso.

Modelos, formas, cores, tamanhos e materias, o que não falta é opção e fica a dica: use e abuse dos espelhos para criar a sensação de amplitude!



As cubas em louça estão entre as mais usadas. Acima seguem dois exemplos da cuba de apoio: a  primeira sobre uma bancada em laca amarela e a outra uma ótima solução para aquele móvel antigo que estava encostado, ele foi transformado em gabinete do lavabo, apenas com uma furação para a cuba e para a torneira.



            Quem gosta de preto, também vale a pena arriscar. Podemos usar acabamentos mais rústicos como a bancada em madeira de demolição ou a pedra como revestimento da parede e deixamos para a cuba preta a função de equilibrar o ambiente deixando-o ao mesmo tempo elegante.


        Podemos ousar na cuba ou na bancada para deixar o ambiente mais descontraído. Apoiada sobre uma bancada de madeira, a cuba em cerâmica pintada deu um ar romântico e ao mesmo tempo alegre. E mais uma vez provando que podemos reaproveitar muita coisa, olha onde a bicicleta foi parar?! Serviu como uma bela bancada para a cuba de louça.


Podemos também usar o cimento queimado estruturado para fazer a bancada, uma idéia legal é colocar uma iluminação sob a bancada para iluminar mais o ambiente. Aproveitando a pedra existente no terreno da casa, ela serve como apoio para a bancada em marmoglass e a cuba de semi-encaixe.


Podemos fazer da cuba e da bancada um só elemento. Em um ambiente mais rústico como na foto da esquerda onde a cuba e a bancada foi moldada em tora de Ipê maciço ou mais sofisticado onde a cuba foi feita sob medida em limestone com uma lateral de apoio para sabonetes e objetos.


Presa em um painel de madeira, a cuba é esculpida num bloco único de mármore branco. A bancada foi substituída por uma prateleira do mesmo material da cuba e tem um toalheiro. Um outro material que podemos utilizar para moldar cubas e bancadas é o Corian, ele nos permite criar diversas formas, sem emendas, com 24 cores diferentes, é muito resistente, higiênico e elegante. Não risca com facilidade e por ser menos poroso não mancha facilmente, mas o preço não costuma agradar tanto, ainda é bastante alto.


O vidro também pode ser utilizado em cubas e bancadas. Para dar um toque original e descontraído, a idéia da bolinha de gude dentro da cuba até que ficou legal!


E por que não o espelho? Ele pode ser uma ótima solução para se conseguir maior luminosidade e os detalhes dos objetos em preto dão uma quebrada para não ficar demais. As pastilhas, muitas vezes, estão presentes nos banheiros, podemos também revestir a cuba e a bancada com elas.


De ferro apoiada em uma bancada de madeira rústica ou de madeira apoiada em uma bancada de mármore, com a combinação dos materiais entre cubas e bancadas podemos deixar o ambiente mais rústico ou mais nobre. 

Diante de uma lista inesgotável de soluções, com certeza uma delas será a sua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário