quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ecoproduto

A sustentabilidade está na moda e a arquitetura, mesmo que lentamente, vem acompanhando este movimento. Embora o Brasil ainda não tenha uma legislação específica para materiais ecoeficientes, por que não “construir verde”?

Com criatividade, podemos transformar o que achávamos ser lixo em peças de decoração. O que não falta por aí são produtos para colocar esta idéia em prática.

Você já deve ter visto o reaproveitamento de caixotes de madeira usados como prateleiras, criado mudo, etc. Mas quem vem chamando atenção no momento são os pallets, estruturas de madeiras usadas pelas empresas para carregar máquinas e outras coisas pesadas com a ajuda de empilhadeiras.


Podemos usá-los na forma original ou até mesmo dar uma nova forma e função. Quer alegrar um ambiente? Pinte! Não que mexer na cor original? Envernize! De preferência a base de água que não polui e não tem cheiro. Mas uma dica: nunca deixe de lixá-los para eliminar as farpinhas que vira e mexe entram nos nossos dedos! Use lixa d'água 300, 400 ou 600, pois as demais são muito grossas ou muito finas.



Medindo 120cm x 80cm, os pallets podem ser uma ótima solução para a mesa de centro já que este mobiliário não requer muita altura. Recomendamos colocar pés ou rodízios (rodas), pois além de facilitar na hora da limpeza esta solução valoriza a peça por distanciá-la do chão, dando-lhe leveza.


Outro artifício para complementar o seu móvel é o uso do vidro. Além de dar um ar de sofisticação pode conservá-lo por mais tempo, já que água e madeira não combinam, e neste caso a mesa de centro muitas vezes é usada como apoio.


Tem criança em casa? Prefere não utilizar o vidro por este motivo? O acrílico pode ser um bom substituto, pois não quebra, também é impermeável e além da opção transparente, pode descontrair o ambiente se usado em cores.


Falando em descontrair, que tal aplicar figuras? Elas podem ser pintadas, adesivadas ou impressas em fórmica, opção que também possui o atributo de proteção, assim como o vidro e o acrílico e nos dá a possibilidade de personalizar a peça.


Gavetas também são bem vindas nos pallets, o que o faz parecer um criado mudo.







Presos à parede com pés maiores, de pallets na transversal ou empilhados, surgem escrivaninhas, bancadas, mesas de jantar ou aparador. Como na foto acima onde a peça ornamentada ganhou destaque em uma festa de casamento. O melhor desta opção é que por ser desmontável, os pallets podem servir a outros eventos podendo assumir novas formas e funções.






O melhor exemplo de criatividade deste tema é a cadeira de jardim, onde a angulação feita com o pallet dá uma nova função a peça, que está mais óbvia quando colocado na horizontal cheio de futtons e almofadas por cima o que faz dele um sofá.



E os móveis não param por aí... também pode ser utilizado com base da cama e até mesmo como cabeceira e você pinta da cor que quiser dando um acabamento mais moderno ou mais rústico.




Genial foi aproveitamento de espaço daquele cantinho perdido no quarto, você pode transformar em um espaço de leitura para o filhote. E que tal colocar pallets por todos os cantos da sala de TV? Fica super aconchegante!





Se pregado na parede, divide espaços criando nichos, suportes, prateleiras. Deixando o ambiente acolhedor e ao mesmo tempo organizado.




Como parte da estrutura arquitetônica, os pallets viram escadas, decks, paredes ou até a própria estrutura, ideal para exposições intinerantes.

Com um ótimo custo benefício, pode ser o detalhe que estava faltando na sua decoração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário