sexta-feira, 27 de abril de 2012

Listras!

Na decoração o detalhe sempre faz a diferença e quem se consagrou neste papel foram as listras! Eternizadas no mundo da moda pela estilista Coco Chanel, dentro de casa elas também têm o seu glamour.

Como toda estampa versátil, podem ser usadas em qualquer ambiente e combinam com tudo. Não se limite a usá-las apenas nas paredes, elas estão por todos os lados... Tetos, pisos, móveis, objetos ou apenas em detalhes.

Verticais, horizontais, diagonais, podem ser usadas da mesma largura e espaçamento, ou não. Os tons suaves e neutros são mais discretos e remetem ao clássico. O tom sobre tom, também. Já as coloridas dão um ar de modernidade deixando qualquer cantinho mais descontraído e alegre.

A variedade das cores também são bem vindas, não necessariamente você precisa escolher apenas uma. O ideal é que elas se combinem entre si.

As listras podem ser feitas usando papel de parede ou tecido listrado, adesivos ou até mesmo pintura. Outra ideia legal é usar painéis de compensado na largura que preferir, pintados ou revestidos de uma cor diferente da parede onde forem colocados, dando um espaçamento entre eles.





Com o ladrilho hidráulico e a madeira de demolição também conseguimos criar uma parede listrada.



Assim como na moda, o sentido das listras favorece em algum aspecto. As verticais aumentam o pé direito deixando o ambiente mais imponente, mas tome cuidado ao usá-las, tendem a deixar o ambiente mais estreito, quanto mais finas as listras, maior a impressão.




As horizontais fazem o efeito contrário, o ambiente fica mais baixo, porém mais largo. Quando usadas em tons da mesma cor e com espessuras amplas ajudam a dar ainda mais esse efeito.









As diagonais dão uma sensação de movimento, mas não exagere!



Para um ambiente mais moderno use e abuse da assimetria e do contraste, use listras com larguras variadas e misture as cores fortes com as cores fracas.


Para disfarçar uma pilastra ou uma coluna que está atrapalhando a decoração, use as listras verticais que vão ajudar a disfarçar o volume.


As prateleiras também fazem o mesmo efeito que as listras. Outra dica é fazer as listras na espessura da prateleira e colocá-las em cima das listras, não precisa ser em toda a extremidade.


O tapete listrado pode ser um ótimo aliado. Os com listras horizontais aumentam a sensação de amplitude, uma boa solução para quem tem uma sala pequena, apertada.


Nos pequenos detalhes você pode abusar sem medo. Se tiver inseguro use em vasos, almofadas, lençóis, toalhas, luminárias entre outros objetos de decoração.





No caso das almofadas, elas dão “vida” ao sofá liso. Para fazer o contraste faça uma composição das listradas com as lisas. No sofá listrado use apenas almofadas lisas, podem ser de cores variadas.



Usadas nos móveis dão um ar super descontraído, mas se a parede também for listrada, esqueça! Neste caso, prefira os móveis de cor única, vão ganhar ainda mais destaque.



Por ser um elemento decorativo, a parede listrada não precisa de mais nada, agora se não consegue tirar da cabeça a ideia fixa de pendurar um quadro, prefira algo monocromático.


Dar continuidade nas listras cria um efeito legal, pode ser do teto para a parede ou do piso para a parede.



E para dar um visual mais elegante ao ambiente, a combinação de preto e branco nunca falha.




E não esqueça! Evite usar listras perto de listras, tem grandes chances de você não gostar do resultado e pode deixar o ambiente pesado e cansativo.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber quais cores foram utilizadas na sala com duas poltronas com a parede listrada em tons de azul. Linda Demais !!!

    ResponderExcluir