terça-feira, 11 de setembro de 2012

Tijolo Aparente!


Parede de tijolinhos... Rústico, mas ao mesmo tempo charmoso e muitas vezes o detalhe que faltava.  É impressionante, quase tudo combina com ele e dependendo da maneira como é utilizado, conseguimos deixar o ambiente mais aconchegante do que rústico.



É maciço e feito de barro, diferente dos furados que encontramos hoje em dia.


Usados como revestimento, basta escolher a forma de assentamento, agora, se a sua casa foi feita com esse tijolinho, nem precisa revestir, basta retirar o reboco que estiver sobre ele.







Na junta seca, o rejunte entre eles não fica aparente, na cheia, a argamassa é nivelada com a superfície do tijolo, e na frisada, o excesso da argamassa é retirada criando uma pequena profundidade entre eles.




De diferentes tamanhos, na hora de escolher, fique atento com os tons que podem variar bastante. O ideal é comprar todos de uma mesma fornada.








Depois de pronto a aplicação da resina é indispensável para conservar a sua parede de tijolo aparente, a umidade pode comprometer a integridade dos tijolos. Não esqueça, para que isso não aconteça, a aplicação da resina deve ser constante.


Se quiser variar, acabamento é o que não falta. Podemos dar a ele um efeito de pátina que pode ser conseguido com caição que é uma mistura de 1 lata de cal, 2 de areia peneirada , ½ de cimento e água que é aplicado nas juntas e depois como se fosse uma tinta sobre eles, só que mais diluído, e depois lixado e impermeabilizado com uma camada de resina de silicone.



Para quem não gosta da cor dos tijolos uma opção é a pintura. Cansou pinta de novo! Dá para variar sempre.






Agora, se preferir deixar mais rústico ainda, faça o assentamento do tijolo com saibro numa mistura de argila e areia grossa deixando o acabamento mais grosseiro.




Nunca sai da moda, oferece conforto térmico e acústico e pode ser usado em qualquer ambiente. Na sala de estar, de jantar, no quarto, banheiro, cozinha, varanda, áreas externas, no piso e até no teto.

















Ou simplesmente num detalhe...





Por ser versátil, não fique na dúvida em usá-lo em um ambiente moderno. Sua rusticidade é quebrada pelo uso de móveis modernos e objetos de design, além de estar super em alta essa composição.





É difícil roubar a cena dos tijolinhos, você pode abusar dos tons vivos e fortes na decoração que ele vai continuar tendo seu papel. O contraste entre os materiais dão um ar de sofisticação e elegância.



A iluminação também é uma boa aliada para dar mais um destaque na sua parede. Focos de luz direcionados a ela dão um efeito bem legal.




E para quem gosta de economizar, podemos utilizar os tijolinhos para criar móveis, pode ser uma estante, uma cama, um pé de mesa, e por aí vai...



Use como for, mas sempre os deixe à mostra!

4 comentários:

  1. Adorei estas casas feitas com tijolos aparentes; Eu gostaria de saber se ja fizeram ambientes internos, usando os mesmos procedimentos do tijolilinho macico, com o tijolos de 8 furos em pè?
    pensei em rebocar e revestir com textura por fora, e por dentro o tijolos de 08 furos aparente, revestindo com uma resina de silicone.
    O que acha?
    Quais os pontos positivos?
    Quais os negativos?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá, poderias me informar se existe algum revendedor aqui no Rio de Janeiro, para esse tipo de material:???

    ResponderExcluir
  3. Casa com tijolo aparente é mais ousado e sofisticado, porém devemos nos atentar a infraestrutura e a impermeabilização do material. Hoje em dia casas de tijolo comum está nos parâmetros mais modernos internacionais já vistos mundialmente.

    ResponderExcluir
  4. Metal fabrication aids the development business by way of the production of heavy machinery elements, structural helps, and bridge skeletons. Even technologically advanced industries like aerospace and computing depend on metal Men’s Loafer Slippers fabrication. Plane frames, computer hardware, small electronics, and engraved elements are all products of fabrication providers. The second step in a metal fabrication job encompasses the actual building process. During this phase, a metal fabricator cuts and shapes every of the elements from the design phase. There's broad range|a variety} of instruments used in these projects-- find a way to|you possibly can} view our machinery and capabilities here.

    ResponderExcluir