terça-feira, 11 de setembro de 2012

Tijolo Aparente!


Parede de tijolinhos... Rústico, mas ao mesmo tempo charmoso e muitas vezes o detalhe que faltava.  É impressionante, quase tudo combina com ele e dependendo da maneira como é utilizado, conseguimos deixar o ambiente mais aconchegante do que rústico.



É maciço e feito de barro, diferente dos furados que encontramos hoje em dia.


Usados como revestimento, basta escolher a forma de assentamento, agora, se a sua casa foi feita com esse tijolinho, nem precisa revestir, basta retirar o reboco que estiver sobre ele.







Na junta seca, o rejunte entre eles não fica aparente, na cheia, a argamassa é nivelada com a superfície do tijolo, e na frisada, o excesso da argamassa é retirada criando uma pequena profundidade entre eles.




De diferentes tamanhos, na hora de escolher, fique atento com os tons que podem variar bastante. O ideal é comprar todos de uma mesma fornada.








Depois de pronto a aplicação da resina é indispensável para conservar a sua parede de tijolo aparente, a umidade pode comprometer a integridade dos tijolos. Não esqueça, para que isso não aconteça, a aplicação da resina deve ser constante.


Se quiser variar, acabamento é o que não falta. Podemos dar a ele um efeito de pátina que pode ser conseguido com caição que é uma mistura de 1 lata de cal, 2 de areia peneirada , ½ de cimento e água que é aplicado nas juntas e depois como se fosse uma tinta sobre eles, só que mais diluído, e depois lixado e impermeabilizado com uma camada de resina de silicone.



Para quem não gosta da cor dos tijolos uma opção é a pintura. Cansou pinta de novo! Dá para variar sempre.






Agora, se preferir deixar mais rústico ainda, faça o assentamento do tijolo com saibro numa mistura de argila e areia grossa deixando o acabamento mais grosseiro.




Nunca sai da moda, oferece conforto térmico e acústico e pode ser usado em qualquer ambiente. Na sala de estar, de jantar, no quarto, banheiro, cozinha, varanda, áreas externas, no piso e até no teto.

















Ou simplesmente num detalhe...





Por ser versátil, não fique na dúvida em usá-lo em um ambiente moderno. Sua rusticidade é quebrada pelo uso de móveis modernos e objetos de design, além de estar super em alta essa composição.





É difícil roubar a cena dos tijolinhos, você pode abusar dos tons vivos e fortes na decoração que ele vai continuar tendo seu papel. O contraste entre os materiais dão um ar de sofisticação e elegância.



A iluminação também é uma boa aliada para dar mais um destaque na sua parede. Focos de luz direcionados a ela dão um efeito bem legal.




E para quem gosta de economizar, podemos utilizar os tijolinhos para criar móveis, pode ser uma estante, uma cama, um pé de mesa, e por aí vai...



Use como for, mas sempre os deixe à mostra!

3 comentários:

  1. Adorei estas casas feitas com tijolos aparentes; Eu gostaria de saber se ja fizeram ambientes internos, usando os mesmos procedimentos do tijolilinho macico, com o tijolos de 8 furos em pè?
    pensei em rebocar e revestir com textura por fora, e por dentro o tijolos de 08 furos aparente, revestindo com uma resina de silicone.
    O que acha?
    Quais os pontos positivos?
    Quais os negativos?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá, poderias me informar se existe algum revendedor aqui no Rio de Janeiro, para esse tipo de material:???

    ResponderExcluir
  3. Casa com tijolo aparente é mais ousado e sofisticado, porém devemos nos atentar a infraestrutura e a impermeabilização do material. Hoje em dia casas de tijolo comum está nos parâmetros mais modernos internacionais já vistos mundialmente.

    ResponderExcluir