sexta-feira, 23 de março de 2012

Pintando o 7!


A cor sempre faz parte da vida homem. Sempre houve o azul do céu, o verde das árvores...  Além de atuarem sobre a emotividade humana, produzem uma sensação de movimento. Usando as cores na arquitetura podemos modificá-la, tornando o ambiente maior ou menor, mais baixo, mais alto, ou mais estreito.

A primeira coisa a saber é que a cor sempre engana. Uma mesma cor pode ser vista por cada um de diversas maneiras diferentes. Outro ponto importante é a iluminação, ela também altera as cores. O grau de proximidade ou de distância oferecido por determinadas cores depende muitas vezes dela.  As lâmpadas incandescentes comuns têm uma dominante rosa, as fluorescentes têm uma dominante azul e a luz a vapor de sódio, usadas geralmente para iluminação de ruas, têm uma dominante amarela.

As cores são classificadas como quentes e frias. As “quentes” são as que integram o vermelho, laranja e pequena parte do amarelo e do roxo, tornam o ambiente visualmente menor, nos dão uma sensação de proximidade, calor, densidade, opacidade, secura e são estimulantes.  As “frias” são as que integram grande parte do amarelo e do roxo, o verde e o azul, são consideradas distantes, leves, transparentes, úmidas, aéreas e calmantes.

Para escolher as cores das paredes é sempre bom saber a influência de cada cor para ela não influenciar negativamente no seu projeto.


O amarelo é uma cor alegre e expansiva e traz muita luminosidade, além de estimular a criatividade. É recomendada para qualquer ambiente da casa deixando-o mais alegre ou repousante, depende do tom que for escolhido. Em espaços escuros fica perfeito, aumentando ainda mais a incidência da luz natural. Combina com as madeiras claras e destaca as escuras. Objetos em amarelo também se destacam nos ambientes, caso não queira pintar as paredes. Experimente combinar com o cinza, fica lindo!







O laranja é uma cor alegre e quente em todos os seus tons, desperta o apetite e diminui a fatiga. É uma cor bem versátil e também potencializa a luz, podendo se encaixar em qualquer ambiente, mas tem que ser usada com moderação já que deixa as pessoas eufóricas.







O vermelho é uma cor que faz presença, os tons mais intensos se ajustam melhor em espaços mais amplos e com bastante luminosidade, pode ser aplicado na cozinha, por exemplo. O ideal é não pintar as 4 paredes para não ficar demais! Usando os tons mais apagados, você consegue criar ambientes mais acolhedores. É uma cor que combina com muitas cores e transmite dinamismo. Optando pela cor nos objetos, podemos até usá-lo em quartos de bebê.






O verde transmite tranquilidade e suavidade. Pode ser aplicado facilmente em qualquer lugar, mas por ser calmante, luminoso e estimular o silêncio, é super adequado para as salas, zonas de estudo e trabalho. Dependendo do tom escolhido pode alegrar o espaço, usando os tons mais extrovertidos ou acolher, optando pelos tons mais escuros, além de deixar mais sofisticado. Tons pastéis devem ser usados em ambientes de relaxamento. Os objetos em branco destacam ainda mais a cor.









O azul é uma cor natural, suave e refrescante. É a cor da tranquilidade, da harmonia e ajuda a conciliar o sono, por esta razão, é muito indicado para pintar as paredes dos dormitórios, escritórios e até mesmo o local onde são feitas as refeições. Os tons pastéis ajudam a aumentar a sensação de espaço de um ambiente e a acalmar. Pode ser uma ótima ajuda para as pessoas stressadas, que não conseguem se desligar do trabalho. Tons escuros e fortes deprimem. Um tom vivo transmite paz.







O lilás representa sensibilidade, intuição, espiritualidade. Em tonalidades escuras, transmitem bom gosto e sofisticação, mas tome cuidado, apesar de vibrantes, podem deprimir. Tons escuros e fortes de violeta podem ser usados em ambientes destinados à música, em salas de relaxamento, mas não em cozinhas ou ambientes destinados a tarefas dinâmicas, pois essas cores desencorajam o trabalho físico. Os tons pastéis ajudam a ampliar os espaços pequenos e são muito usados em quartos infantis. A lavanda eleva a autoestima, ótimo para closet e quarto de vestir. Casa muito bem com o branco.







O magenta, mais conhecido como rosa, é uma cor vibrante que representa amor em sua forma mais terna, ideal para quartos de meninas, pois transmite uma energia boa, feminina, delicada e confiante. Na sala pode ser usado, mas se ela for pequena não é uma boa opção, já no banheiro não é aconselhado. Os detalhes em rosa têm ganhado espaço nas cozinhas, apesar de não ser comum. Quase ninguém sabe, mas o magenta é uma cor-pigmento primária junto com o azul e o amarelo que formam outras cores como o laranja, roxo, verde, marrom e derivações que também podem ser adicionadas de branco ou preto para ficarem mais claras ou escuras.









O marrom é uma cor que transmite aconchego, portanto acalma até mais que o branco. Sua sensação de familiaridade vem do interior, do ventre materno, chocolate, madeira... Ideal para salas e quartos, mas péssimo se utilizado na cozinha ou no banheiro, pois será remetido a sujeira não causando uma boa impressão.








Branco é a representação do excesso de luz, portanto, amplia os ambientes. Ideal para compor um espaço clean. É recomendado para cozinhas, despensas, banheiros, consultórios médicos e dentários, sempre com muita atenção às recomendações da organização mundial da saúde, que pedem que instituições hospitalares, não exponham seus pacientes por períodos prolongados em ambientes totalmente brancos, o que pode acentuar a esquizofrenia. Portanto, utilize-se da cor sempre que necessário, é neutra e bastante popular por compor qualquer ambiente, mas sem exageros, pois está associada ao vazio interior, carência afetiva e solidão, além de tornar o ambiente completamente impessoal.  Se a sua intenção é ter um ambiente completamente branco, use e abuse de objetos coloridos que alegram e trazem estilo ao ambiente.









Preto, representa a ausência de luz, mas pode se tornar alegre se combinado com certas cores, tomando até conotações de nobreza, serenidade e elegância. Sofisticado para alguns, deprimente para outros, o preto, assim como o branco, não deve ser utilizado em excesso, e sim de forma controlada visando aproximar superfícies, diminui o tamanho dos objetos, e absorve a luz. Quando utilizado em área externas o preto vai esquentar o interior da edificação, assim sendo, não aconselhamos sua utilização em fachadas aqui no Brasil.







Cinza, uma cor imparcial e neutra, não interfere nas outras cores e nem tem as características negativas de seus progenitores (branco e preto). Associa-se à sabedoria, estresse e fadiga, mas para driblar estes aspectos negativos, faça uma composição com cores mais vibrantes. Diferentes e contrastantes tons de cinza num mesmo ambiente dão movimento.










 






Existem no mercado vários mostruários de tintas, as cores variam muito de uma marca para a outra. Como a tinta geralmente escurece na parede escolha um tom mais claro da que você gosta. Para não ter dúvida em relação à cor, compre pequenas amostras de tintas para fazer o teste no local. Depois de secar observe na luz do dia e a noite, pois a iluminação também altera a cor. Geralmente, duas demãos de tintas são suficientes para uma cobertura perfeita, mas alguns fatores como a cor da tinta que está na parede e a qualidade da tinta nova, podem aumentar a quantidade de demão. E por mais que não pareçam, os tons de vermelho têm baixíssima cobertura.

Um comentário:

  1. murosec.com
    Ao pintar um quarto, é importante considerar as umidades para evitar danos futuros. Escolha tintas e primers adequados para áreas úmidas, garantindo uma pintura durável e resistente.

    ResponderExcluir