sexta-feira, 30 de março de 2012

A cor certa faz milagre!!


Semana passada falamos um pouquinho de cada cor e vimos como elas estimulam nossos sentidos. “Não podemos imaginar uma arquitetura sem cores: o volume, o conteúdo, sempre tem uma cor, não importa se amarela ou preta, azul ou branca...”.

Conseguimos fazer “milagres” usando a cor certa no lugar certo! Algumas dicas são essenciais para conseguir o objetivo final na decoração.

Podemos diminuir o pé direito (altura) de um ambiente aplicando cores mais claras nas paredes e uma mais escura no teto. Usando a mesma cor no piso, diminui ainda mais.


Se o ambiente for muito grande e alto, uma opção, é pintar o teto com uma cor mais escura e fazer um roda teto na mesma cor.


Hoje em dia, o que mais encontramos são apartamentos com tetos cada vez mais baixos. Para dar a impressão de uma altura maior o ideal é pintar as paredes com cores mais escuras e o teto com uma mais clara.


Usando tons mais escuros, fortes e quentes em espaços muito compridos conseguimos aproximar as paredes encurtando o ambiente.


Em espaços quadrados experimente pintar com uma cor mais escura as duas paredes opostas. Outra opção é pintar uma parede e o teto ou uma parede e o piso com uma cor diferente das demais. 



No corredor pintando as paredes menores e o teto com um tom mais forte conseguimos alargar e aumentar o espaço. Pintando o teto com uma cor quente pastel e a parede com tons bem claros também conseguimos esse efeito.


Escurecendo a parede que fica ao fundo do corredor conseguimos encurtá-lo.

Para alongar as paredes devemos usar duas cores para pintar a mesma parede, dividindo-a a meia altura. A cor mais escura fica na parte inferior e o tom mais claro na parte superior.


Para encurtar as paredes a cor mais escura fica na parte superior e o tom mais claro na parte inferior.


Os objetos ficam mais valorizados contrastando-os com a cor da parede.


Pintando as paredes e o teto com cores claras conseguimos dar uma amplitude maior ao ambiente.




As cores quentes tornam o ambiente visualmente menor.


Dividindo a parede na vertical e pintando cada parte de uma cor, temos um resultado inovador. Quem quiser apostar em algo diferente, fica a dica!



Se tiver dúvida em qual acabamento escolher para a sua tinta, lembre-se, que as imperfeições  aparecem mais em superfícies brilhantes e acetinadas do que nas opacas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário