sexta-feira, 16 de março de 2012

Virando a mesa!


Uma sala nunca está completa sem uma mesa de jantar.  Não se tem ao certo a data precisa do surgimento deste mobiliário, mas um dos quadros mais famosos de Leonardo Da Vinci, que é também uma das obras mais conhecidas do mundo, “A Última Ceia”, é datada de 1495-1497, retratando uma cena do século I. Nesta época, a tradição era apenas utilizar a mesa em banquetes onde a necessidade de acomodar todas as pessoas sentadas era indispensável.

A mesa passa a ser reconhecida como mobiliário no século XIX, quando a idéia de conforto começa a ser percebida pelas pessoas. Antigamente, as casas tinham ambientes escuros, com pouca ventilação, mas após a comercialização do vidro as janelas foram ficando maiores e os ambientes começaram a ficar mais arejados e iluminados.

 A evolução dos móveis aconteceu de forma imperceptível... Antes, os móveis eram colocados de forma aleatória nos ambientes, não eram padronizados, ou seja, suas dimensões variavam de acordo com o marceneiro. Com a grande quantidade desse profissional no mercado a concorrência passou a exigir móveis mais elaborados.

Nesta época a mesa passou a compor a sala, servindo para o habitual jantar e não somente às festas. Quem nunca foi, num dia de domingo, ao famoso almoço de família?

A sala de jantar era considerada o maior ambiente da casa, mas era um espaço muito desperdiçado na maior parte do dia.

Junto com a modernidade, vieram as residências com ambientes menores, tornando casa vez mais difícil a escolha da mesa ideal. A sala de jantar passou a ter menos espaço, sendo, muitas vezes, dividida com a sala de jantar.

Algumas informações devem ser consideradas na hora da escolha da mesa. Quadradas, retangulares, ovais, redondas e até triangulares, os formatos são variados, assim como, suas medidas, mas é preciso ter atenção para que ela não atrapalhe a circulação.






 Entre a parede e a mesa o ideal é deixar no mínimo 70cm para que uma pessoa sente na cadeira de forma confortável.


                A altura máxima de uma mesa de jantar é de 75cm, maior que isso a pessoa não consegue sentar de forma confortável.


Se o espaço estiver apertado, a mesa redonda pode ser uma ótima solução. Ela acomoda um maior número de pessoas e facilita a conversa entre elas. Para acomodar quatro pessoas ela precisa ter no mínimo 1m de diâmetro, para seis pessoas, 1,20m de diâmetro, para oito pessoas, 1,50m de diâmetro e para dez pessoas, 1,80m de diâmetro.



A mesa quadrada é uma grande tendência do momento, ela consegue acomodar as pessoas de forma confortável e espaçosa, apesar de deixá-las mais distantes. Para duas pessoas geralmente medem 75cm x 75cm, para quatro pessoas, 90cm x 90cm, para seis pessoas, 1,30m x 1,30m e para oito pessoas, 1,60m x 1,60m.



A mesa retangular também pode ser uma boa opção para a falta de espaço. Pode ser posicionada de várias maneiras. Para definir o seu comprimento, o ideal, é deixar 60cm por pessoa. Sua profundidade mínima é de 75cm chegando até 90cm.






Uma forma genial de aproveitamento de espaço é encostar um lado da mesa na parede ou até mesmo em um aparador. Para ter a sensação de um ambiente maior, podemos revestir esta parede com espelho. Se tiver necessidade de acomodar mais uma pessoa na cabeceira é só puxar a mesa!



As mesas ganharam detalhes centrais, pés diferenciados que podem ser fabricados com acabamentos diferentes. Laca brilhosa, madeira folheada ou maciça, troncos de madeira, metal... Proporcionam um maior espaço para acomodar as pernas.




Brinque com os tons, materiais e estilos diferentes com os pés e o tampo, mas lembre-se que o branco, as cores claras e o vidro ampliam o espaço.






As mesas multifuncionais ajudam a resolver muito quebra-cabeça. Se não tem onde guardar as louças, que tal fazer um pé que vire armário? Adora sinuca e não tem onde colocar uma mesa tão grande? Faça dela a sua mesa de jantar!




As mesas ovais também estão sendo muito utilizadas, favorecem a circulação nas laterais.


As cadeiras são tão importantes quanto a mesa. Elas precisam ser confortáveis, evite comprar as com larguras menores que 50cm. Outra tendência atual é combinar cadeiras de estilos diferentes, elas não precisam ser todas iguais, nem na forma e nem no material.







Nas mesas retangulares, experimente variar as cadeiras da cabeceira, pode ser a hora de optar pelas com braço, já que elas ocupam mais espaço.


Cadeiras estofadas são mais confortáveis, mas pesam visualmente. O ideal é fazer uma composição com uma mesa de vidro ou acrílico ou até mesmo usar o acrílico nos pés da cadeira para deixar o ambiente mais leve.



Se o ambiente estiver muito apertado, as cadeiras podem ser substituídas por bancos, que ocupam menos espaço e comportam mais pessoas.



Essas dicas podem ser muito úteis, mas sem as medidas do local escolhido o quebra cabeça não será resolvido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário